MBA Executivo: Marketing

Público-alvo

O MBA Executivo: Marketing é recomendado para profissionais graduados de diversas áreas que:

  • Atuam em áreas de gestão e desejam aprofundar seus conhecimentos de Marketing
  • Almejam desenvolver técnicas gerenciais para aplicar em seus próprios negócios.

Pré-requisitos:

  • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

Modalidade

Lato sensu

Titulação

Especialista

Objetivos

Objetivos

Acesso a conceitos e técnicas de marketing adotados pelas organizações em contexto globalizado, debates sobre posicionamento estratégico de marcas, produtos e serviços, troca de experiências profissionais. O MBA Executivo: Marketing promove ampla discussão sobre conceitos e fundamentos deste setor, com foco nas melhores práticas e estratégias de mercado. 

Você irá adquirir:

  • Conhecimento sobre os conceitos e ferramentas de marketing
  • Habilidades para trabalhar o desenvolvimento de novos produtos e serviços de acordo com a realidade das organizações brasileiras
  • Domínio para a gestão de marketing, considerando os contextos online e off-line. 

 

Certificado

Certificado

Curso de pós-graduação emitido pela FGV/EBAPE e reconhecido pelo MEC.

Modalidade

Modalidade

On-line (seminários e provas, ambos presenciais)

Carga Horária

Carga horária

432 horas/aula
Duração

Duração

14
meses
  • 2 encontros presenciais
Número de disciplinas

Número de disciplinas

16
disciplinas
Cidades de prova
58 cidades de prova

Americana (SP), Aracaju (SE), Araxá (MG), Barueri (SP), Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Bom Despacho (MG), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Campos Dos Goytacazes (RJ), Caxias Do Sul (RS), Chapecó (SC), Contagem (MG), Curitiba (PR), Divinópolis (MG), Dourados (MS), Duque De Caxias (RJ), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Guarapuava (PR), João Pessoa (PB), Juiz De Fora (MG), Jundiai (SP), Lages (SC), Londrina (PR), Macaé (RJ), Manaus (AM), Maringá (PR), Montes Claros (MG), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Passo Fundo (RS), Patos De Minas (MG), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS), Presidente Prudente (SP), Rio De Janeiro (RJ), Rio Verde (GO), Salvador (BA), Santo Andre (SP), Santos (SP), São José Dos Campos (SP), Sao Paulo (SP), Sorocaba (SP), Taubaté (SP), Três Lagoas (MS), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES), Vitória Da Conquista (BA), Votuporanga (SP)

Polos de encontros
25 polos de encontros

Rio De Janeiro, Presidente Prudente, Barueri, Brasília, Campos Dos Goytacazes, Niterói, Campo Grande, Caxias Do Sul, Manaus, São José Dos Campos, Goiânia, Porto Alegre, Campinas, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Londrina, Chapecó, Aracaju, Passo Fundo, Fortaleza, Vitória, Natal, Votuporanga, São Paulo

Cidades de prova
Processo Seletivo

Carta de apresentação.

Análise curricular.

Caso necessário, será realizada entrevista


Hélio Arthur Reis Irigaray

Hélio Arthur Irigaray é doutor em Administração Empresas pela EAESP, mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com Bacharelado em Economia pela University of Northern Iowa. Atualmente, além é professor-adjunto da FGV-EBAPE e do programa de Mestrado Internacional da Georgetown University, em Washington - EUA, também coordena programas de MBA da FGV e o Global MBA, em parceria com a Manchester Business School. Trabalhou na Varig - Gerência Geral de Produtos - e na Star Alliance - Gerência Geral de Rentabilidade, Gerência de Projetos. Anteriormente, foi avaliador de risco no ABN, no Rio de Janeiro.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA
HORAS/AULA
Trata do comportamento do consumidor, apontando algumas ferramentas para o gerente de marketing aprimorar suas ações nas empresas. Objetivo: Apresentar uma visão ampla e integradora dos principais conceitos da psicologia, da antropologia do consumidor e da sociologia do consumo.

Módulo 1 - Introdução ao comportamento do consumidor

  • unidade 1 - mundo em eterna mudança
  • unidade 2 - escopo do comportamento do consumidor
  • unidade 3 - comportamento do consumidor e estratégias de marketing
  • unidade 4 - segmentação de mercado e análise de ambiente

Módulo 2 - Consumidores como intérpretes

  • unidade 1 - motivação e necessidade
  • unidade 2 - percepção, envolvimento e risco percebido
  • unidade 3 - habilidade e memória

Módulo 3 - Consumidores e contexto social

  • unidade 1 - contexto social
  • unidade 2 - cultura e consumo
  • unidade 3 - produtos e subcultura
  • unidade 4 - segmentos econômicos e sociais
  • unidade 5 - papéis sociais

Módulo 4 - Ação do consumidor

  • unidade 1 - atitudes e decisões do consumidor
  • unidade 2 - teorias
  • unidade 3 - processo de julgamento e tomada de decisão
  • unidade 4 - avaliação pós-compra
Trata dos contratos do consumidor e das práticas abusivas a que ele pode ser exposto mesmo sem contratar.
Conceitos e características dos projetos. Alinhamento de projetos à estratégia da organização. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos.
Trata do aprendizado acerca das estratégias e ferramentas de Marketing Digital para obtenção dos melhores resultados em relação à marca.

Objetivo: Trazer fundamentos e conceitos para embasar o conhecimento do aluno em relação ao marketing, em seus diferentes formatos.

Módulo 1 - Conceito e fundamentos

  • unidade 1 - principais conceitos de marketing
  • unidade 2 - marketing digital
  • unidade 3 - internet e usuários
  • unidade 4 - customização cultural

Módulo 2 - Planejamento e estratégia

  • unidade 1- internet no centro da empresa
  • unidade 2 - mix de marketing
  • unidade 3 - relações públicas 2.0
  • unidade 4 - publicidade e propaganda na internet

Módulo 3 - Táticas em marketing digital

  • unidade 1 - sites e hotsites
  • unidade 2 - marketing de conteúdo
  • unidade 3 - fundamentos das mídias sociais
  • unidade 4 - e-mail marketing
  • unidade 5 - marketing de busca, conversão e performance
  • unidade 6 - marketing digital para segmentos específicos

Módulo 4 - Tendências no mercado digital

  • unidade 1 - e-commerce
  • unidade 2 - lojas virtuais, compras coletivas e clubes de compras
  • unidade 3 - casos de sucesso brasileiros
  • unidade 4 - tendências do e-commerce
  • unidade 5 - internet para atendimento ao cliente
  • unidade 6 - convergência
Trata de conceitos relacionados a canais de marketing, trade marketing e gestão de key-accounts.

Objetivo: Capacitar a tomada de decisão relativa a canais de distribuição para diversos setores organizacionais, enfocando o papel do gestor de canais e importância da função de trade marketing e gerenciamento de contas. Porpor a análise de variáveis de mercado na distribuição e sua interação com as demais decisões relativas ao composto de marketing.
Trata das duas principais estratégias de comunicação empresarial, contemplando os principais fatores legais e éticos que a ela se associam.

Objetivo: Analisar as oportunidades de utilização das ferramentas relativas à comunicação institucional e à comunicação mercadológica, de modo a maximizar os recursos da empresa.

Módulo 1 - Comunicação institucional

  • unidade 1 - conceitos estratégicos
  • unidade 2 - comunicação institucional
  • unidade 3 - stakeholders
  • unidade 4 - crises
  • unidade 5 - promoção
  • unidade 6 - promoção institucional

Módulo 2 - Comunicação mercadológica

  • unidade 1 - promoção de venda
  • unidade 2 - merchandising em meios de comunicação
  • unidade 3 - merchandising no ponto de venda
  • unidade 4 - propaganda ? conceitos gerais
  • unidade 5 - objetivos, público-alvo e alocação de verbas
  • unidade 6 - briefing e planejamento da campanha
  • unidade 7 - processo de criação

Módulo 3 - Mídia digital e legislação em comunicação

  • unidade 1 - usuários de internet
  • unidade 2 - legislação em comunicação
  • unidade 3 - veículos
  • unidade 4 - produção
  • unidade 5 - promoção
  • unidade 6 - eventos, patrocínios e doações
  • unidade 7 - mídia digital
Gestão de Portfólio e Marcas tem como foco principal o estudo do universo de marcas, no que tange seu desenvolvimento, fortalecimento e estratégias de expansão. Fornece um panorama completo sobre os aspectos que compõem as decisões de identidade e arquitetura de marca dentro da organização.

Objetivo: proporcionar conhecimento tático e estratégico para as etapas de construção e expansão de marca, no que se refere às decisões de extensão de marcas, linhas, multimarcas e novas marcas. Discute também os diversos tipos de caminho para desenvolvimento de marcas, tais como personificação e narrativa, além das estratégias de marca própria e licenciamento. E fundamentalmente, apresenta os conceitos de essência e brand equity, contribuindo para uma visão profunda dos limites e potencialidades de uma dada marca.
Trata, a partir de conceitos mercadológicos e financeiros, do preço de venda de empresas, assim como das margens de produtos e serviços, por meio do estabelecimento de políticas mercadológicas e comerciais.

Objetivo: Analisar a formulação da política de preços, considerados seus aspectos mercadológicos, tributários e financeiros, assim como o valor percebido pelo consumidor.

Módulo 1 - Aspectos mercadológicos

  • unidade 1 - conceitos fundamentais
  • unidade 2 - ciclo de vida do produto
  • unidade 3 - fatores internos
  • unidade 4 - fatores externos
  • unidade 5 - metodologias de definição de preços

Módulo 2 - Aspectos tributários

  • unidade 1 - tributação
  • unidade 2 - tipos de impostos

Módulo 3 - Aspectos financeiros

  • unidade 1 - custos
  • unidade 2 - critérios de custeio
  • unidade 3 - margem de contribuição
  • unidade 4 - outros conceitos fundamentais
Gestão de Produtos tem como foco principal o estudo dos aspectos que envolvem a caracterização, a definição e os elementos primordiais que compõem o desenvolvimento e a gestão de produtos. Fornece uma visão profunda e abrangente do universo de produto, auxiliando o gestor no desenvolvimento, acompanhamento e avaliação de estratégias de produtos.

Objetivo: proporcionar conhecimento tático e estratégico para as etapas de desenvolvimento, lançamento e acompanhamento do universo de gestão de produtos. Trata da apresentação quanto ao escopo do produto, classificações e níveis de produto, aspectos referentes à atributos e valores, design e embalagem, bem como das fases de pesquisa e desenvolvimento, testagem junto ao mercado, avaliação de demanda, cadastramento e acompanhamento de desempenho.
Simulações da tomada de decisões gerenciais e estratégicas em um ambiente empresarial.
Produção do conhecimento. Métodos e tipos de pesquisa. Planejamento da pesquisa.
Trata do desenvolvimento da economia baseada na força dos serviços, como consequência da formação do pensamento administrativo e da construção de ferramentas gerenciais.

Objetivo: Analisar as características do consumidor de serviços, abordando o processo de tomada de decisão no momento do consumo.

Módulo 1 - Serviços

  • unidade 1 - economia dos serviços
  • unidade 2 - características dos serviços
  • unidade 3 - classificação dos serviços

Módulo 2 - Estratégias de marketing de serviços

  • unidade 1 - surgimento e popularização do marketing
  • unidade 2 - caráter estratégico do marketing
  • unidade 3 - organização orientada para o mercado
  • unidade 4 - formulação de estratégias

Módulo 3 - Gestão do marketing de serviços

  • unidade 1 - modelos de compreensão dos serviços
  • unidade 2 - interações do marketing de serviços
  • unidade 3 - expansão do composto de marketing
  • unidade 4 - produto
  • unidade 5 - preço
  • unidade 6 - praça
  • unidade 7 - promoção
  • unidade 8 - pessoas
  • unidade 9 - evidência física
  • unidade 10 - processo

Módulo 4 - Comportamento do consumidor de serviços

  • unidade 1 - marketing e mudanças no mundo do consumo
  • unidade 2 - processo de tomada de decisão do consumidor
  • unidade 3 - expectativas dos clientes acerca dos serviços
  • unidade 4 - satisfação do consumidor e qualidade de serviços
  • unidade 5 - modelo SERVQUAL
  • unidade 6 - modelo SERVPERF
  • unidade 7 - marketing de relacionamento

Módulo 5 - Implementação do marketing de serviços

  • unidade 1 - papel estratégico da gerência média
  • unidade 2 - avaliação e controle em marketing de serviços
  • unidade 3 - avaliação e controle das atividades de marketing
  • unidade 4 - papel de colaboradores e clientes
  • unidade 5 - gestão de empregados em serviços
  • unidade 6 - papel dos clientes na prestação do serviço
Trata das ações de marketing e da integração de esforços mercadológicos, visando à satisfação dos clientes e ao aprimoramento do relacionamento da empresa com sua clientela.

Objetivo: Analisar as ferramentas típicas de marketing, visando à consolidação do posicionamento competitivo da empresa.

Módulo 1 - Introdução ao conceito de marketing

  • unidade 1 - conceito de marketing
  • unidade 2 - evolução das relações entre empresas e clientes
  • unidade 3 - análise de ambiente

Módulo 2 - Consumidor e mercado

  • unidade 1 - comportamento do consumidor
  • unidade 2 - SIM
  • unidade 3 - pesquisa de marketing

Módulo 3 - Segmentação e posicionamento

  • unidade 1 - segmentação de mercado
  • unidade 2 - critérios de segmentação de mercado
  • unidade 3 - posicionamento de produtos

Módulo 4 - Concorrência, planejamento e estratégias

  • unidade 1 - concorrência estratégica
  • unidade 2 - planejamento e gestão de marketing
  • unidade 3 - estratégias do composto mercadológico - 4 Ps
Trata dos indicadores de desempenho mercadológico, focalizando a mensuração da participação de mercado e dos resultados comerciais, e indicadores financeiros associados à atividade de marketing, com enfoque em custos, retorno sobre vendas, valor do relacionamento com clientes, prospecção de novos consumidores e rentabilidade de ações de marketing.

Objetivo: Fornecer, aos profissionais das áreas de administração e marketing, um ferramental de métricas para planejamento, monitoramento e avaliação de ações mercadológicas.

Módulo 1 - Desempenho e participação de mercado

  • unidade 1 - participação de mercado
  • unidade 2 - concentração de mercado
  • unidade 3 - medidas de penetração
  • unidade 4 - outras considerações

Módulo 2 - Medidas financeiras e de rentabilidade

  • unidade 1 - lucro líquido e retorno sobre vendas
  • unidade 2 - rrentabilidade do cliente
  • unidade 3 - valor vitalício do cliente e do prospect
  • unidade 4 - custos de aquisição e retenção

Módulo 3 - Medidas de promoção

  • unidade 1 - vendas básicas e incrementais
  • unidade 2 - descontos
  • unidade 3 - promoções e repasses
  • unidade 4 - preços em cascata

Módulo 4 - Medidas do mix de marketing

  • unidade 1 - experimentação, repetição e projeções
  • unidade 2 - força de vendas
  • unidade 3 - preço relativo
  • unidade 4 - métricas de comunicação
Aborda as etapas da elaboração de um planejamento estratégico de marketing com análise voltada para a prática do planejamento e destaque para as ferramentas e ações que propiciam sua implantação.
Trata das pesquisas de mercado, como ferramentas estratégicas para a manutenção e o crescimento do negócio das empresas.

Objetivo: Analisar as estratégias de monitoramento da percepção do consumidor, abordando a pesquisa de mercado como ferramenta do processo de decisão.

Módulo 1 - Introdução aos sistemas de informação

  • unidade 1 - conceitos básicos
  • unidade 2 - aspectos gerais da pesquisa de mercado

Módulo 2 - Pesquisa quantitativa

  • unidade 1- etapas iniciais
  • unidade 2 - coleta de dados
  • unidade 3 - etapas finais
  • unidade 4 - pesquisa on-line

Módulo 3 - Pesquisa qualitativa

  • unidade 1 - preparação da pesquisa
  • unidade 2 - desenvolvimento da pesquisa
  • unidade 3 - pesquisa on-line
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.

Os MBAs online da FGV possuem duração de 13 a 14 meses e se destinam a profissionais que desejam se especializar em suas áreas de atuação para acompanhar as frequentes mudanças do mercado de trabalho.

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  • Curso:

    MBA Executivo: Marketing
  • Área:

    Marketing e Vendas
  • Inscrições até:

    25/02/2018
  • Pré-requisito:

    Graduação
  • Início Previsto:

    17/03/2018
  • Duração:

    432 horas/aula

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