MBA Executivo: Gestão Empresarial

Público-alvo

Direcionado a profissionais graduados que atuam ou pretendem atuar como executivos na área da gestão empresarial em funções gerenciais ou executivas em organizações públicas ou privadas, ou empreendedores que pretendam abrir seu próprio negócio.

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Modalidade

Lato sensu

Titulação

Especialista

Objetivos

Objetivos

O curso MBA Executivo: Gestão Empresarial visa à formação e ao desenvolvimento de quadros gerenciais para empresas privadas ou setores governamentais. O curso MBA Executivo: Gestão Empresarial traduz a tradição da FGV no desenvolvimento de valores, atitudes, conhecimentos e habilidades técnicas, necessários ao enfrentamento dos desafios emergentes que se apresentam aos sistemas produtivos e governamentais de nossa sociedade no mundo da globalização.

Certificado

Certificado

Curso de pós-graduação emitido pela FGV/EBAPE e reconhecido pelo MEC.

Modalidade

Modalidade

On-line (seminários e provas, ambos presenciais)

Carga Horária

Carga horária

432 horas/aula
Duração

Duração

14
meses
  • 3 encontros presenciais
Número de disciplinas

Número de disciplinas

16
disciplinas
Cidades de prova
56 cidades de prova

Americana (SP), Aracaju (SE), Araxá (MG), Barueri (SP), Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Bom Despacho (MG), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Campos Dos Goytacazes (RJ), Caxias Do Sul (RS), Chapecó (SC), Contagem (MG), Curitiba (PR), Divinópolis (MG), Dourados (MS), Duque De Caxias (RJ), Fortaleza (CE), Francisco Beltrão (PR), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Guarapuava (PR), João Pessoa (PB), Juiz De Fora (MG), Jundiai (SP), Lages (SC), Londrina (PR), Macaé (RJ), Manaus (AM), Maringá (PR), Montes Claros (MG), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Passo Fundo (RS), Patos De Minas (MG), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS), Rio De Janeiro (RJ), Rio Verde (GO), Santo Andre (SP), Santos (SP), São José Dos Campos (SP), Sao Paulo (SP), Sorocaba (SP), Taubaté (SP), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES), Vitória Da Conquista (BA), Votuporanga (SP)

Polos de encontros
23 polos de encontros

Barueri, Brasília, Campos Dos Goytacazes, Niterói, Goiânia, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Chapecó, Passo Fundo, Rio De Janeiro, São Paulo, Votuporanga, Campo Grande, Caxias Do Sul, Manaus, Aracaju, Fortaleza, São José Dos Campos, Vitória, Porto Alegre, Natal

Cidades de prova
Processo Seletivo

Carta de apresentação.

Análise curricular.

Caso necessário, será realizada entrevista


David Menezes Lobato

DAVID MENEZES LOBATO tem Pós-Doutorado pela Université Libre des Sciences de L'Homme de Paris. D.Sc. - Doutor em Engenharia de Produção pela UFRJ, Ph.D. - Doutor em Administração de Negócios pela Florida Christian University, M.Sc. - Mestre em Engenharia de Produção pela UFF, MBA - Master of Business Administration pela FGV, Pós-Graduado em Tecnologia Educacional pela ABT, Graduado em Engenharia Civil pela UFF e Graduado em Administração de Empresas pela UFRJ com grau CUM LAUDE de dignidade acadêmica. Certificado em cursos pela Columbia Business School, Wharton Business School, University of California, Florida Christian University, Skill Dynamics Canada - an IBM Canada Company e Ansoff Associates. Trabalhou na IBM Brasil onde atuou como Coordenador do Instituto de Desenvolvimento Gerencial-Executivo. Consultor de empresas na área de Gestão Empresarial. Diretor da DB3 Lobato Consultoria e Treinamento. Tutor qualificado no curso tutorial de professores pelo programa FGV online. Professor vencedor do Prêmio Mérito Docente FGV, após ganhar por 6 vezes consecutivas, passou a integrar o Quadro de Honra dos melhores professores da FGV. Autor dos livros Gestão Resiliente pela Editora Atlas, Estratégia de Empresas e Gestão Estratégica pela Editora FGV e Administração Estratégica pela Editoração, Professor e Coordenador acadêmico executivo da FGV.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA
HORAS/AULA
Trata da contabilidade como instrumento de gestão e controle, que tem por fim mensurar os resultados da organização. Importância da contabilidade: estudo da contabilidade; conceituação e objetivos; contabilidade societária e gerencial; estrutura conceitual básica da contabilidade. Demonstrações contábeis: mecânica contábil; balanço patrimonial; demonstração de resultado de exercício; demonstração das mutações do patrimônio líquido; demonstrações relativas ao fluxo de recursos; demonstração do valor adicionado; estoque e baixa da mercadoria vendida; ativo imobilizado e depreciação. Análise das demonstrações contábeis: resultados contábil, econômico e financeiro; análise vertical e horizontal; análise por indicadores.
Teoria geral dos contratos e sua aplicação ao cotidiano do gestor: princípios, requisitos, consentimento, formação, interpretação dos contratos e outras disposições. Código de Defesa do Consumidor: justificativa da tutela e relação jurídica de consumo. Proteção contratual sob a ótica do CDC, responsabilidade e instrumentos profiláticos de gestão para o fornecedor.
Teoria da demanda e da oferta. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica: produção e preços. Políticas monetárias e fiscal e a estabilização da economia. Balanço de pagamentos.
Ética, moral e valores. Ética e poder nas organizações. Desafios éticos. Responsabilidade social e governança corporativa. Sustentabilidade como vantagem competitiva.
Conceitos e características dos projetos. Alinhamento de projetos à estratégia da organização. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos.
Visão geral de Finanças. Relação Risco versus Retorno. Indicadores básicos para a análise de viabilidade de investimentos. Determinação dos fluxos de caixa. Fundamentos de avaliação de empresas.
Evolução do pensamento estratégico. Evolução da Gestão Estratégica. Administração estratégica. Referenciais estratégicos. Objetivos estratégicos. Análise do ambiente externo. Análise do ambiente interno. Formulação da estratégia competitiva. Balanced Scorecard.
Evolução do processo da qualidade. Ciclo PDCA. Ferramentas de gerenciamento. Visão, mapeamento, definição, melhoria e avaliação de processos. Indicadores de qualidade e produtividade. Ambiente Seis Sigma. Ciclo DMAIC e suas variações. Certificações ISO. Documentação da qualidade: controle, procedimentos e registros. Sistemas integrados de gestão. Métodos específicos de gestão. Modelo de gestão do Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ). Metodologia para desenvolvimento e implementação do modelo de gestão pela qualidade. Fatores críticos de sucesso.
TI nas organizações: estratégia e conceitos. Tendências em tecnologia da informação. Planejamento e estratégia de TI. O impacto da tecnologia nos modelos de competitividade. Infraestrutura de TI. Aplicações nas organizações: Sistemas de Informação, Enterprise Resource Planning (ERP), Customer Relationship Management (CRM), Business Intelligence (BI). Governança de TI.
Analisa a gestão estratégica de recursos humanos, tratando do desenvolvimento e da alocação das competências que irão sustentar a intenção estratégica da organização, capacitando os gestores como líderes educadores voltados para o desenvolvimento de pessoas.
Simulações da tomada de decisões gerenciais e estratégicas em um ambiente empresarial.
Matemática Financeira trata dos cálculos que permitem operar valores financeiros ao longo do tempo, com o objetivo de determinar a viabilidade econômica de projetos e realizar comparações consistentes entre diferentes alternativas de investimento.
Conceitos e definições básicas de Marketing. Comportamento do consumidor. Desenvolvimento da proposta de valor: segmentação de mercado, diferenciação e posicionamento de Marketing. Mix de Marketing frente ao mercado: produto, preço, distribuição e comunicação. Influência da tecnologia nas estratégias de Marketing. Tendências do Marketing: Marketing Digital e Neuromarketing.
Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Aspectos relacionais. Aspectos substantivos. Aspectos processuais de execução.
Orçamento Empresarial. Planejamento Orçamentário. Orçamento da Receita. Orçamento dos Gastos. Orçamento de Investimentos e Orçamento de Caixa. Controle Orçamentário.
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.
Produção do conhecimento. Métodos e tipos de pesquisa. Planejamento da pesquisa.

Os MBAs online da FGV possuem duração de 13 a 14 meses e se destinam a profissionais que desejam se especializar em suas áreas de atuação para acompanhar as frequentes mudanças do mercado de trabalho.

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  • Curso:

    MBA Executivo: Gestão Empresarial
  • Área:

    Gestão Empresarial
  • Inscrições até:

    20/08/2017
  • Pré-requisito:

    Graduação
  • Início Previsto:

    30/09/2017
  • Duração:

    432 horas/aula

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