MBA Executivo: Gerenciamento de Projetos

Público-alvo

O MBA Executivo: Gerenciamento de Projetos é recomendado para profissionais que atuam ou desejam atuar com projetos de qualquer segmento de negócio ou área de atuação e/ou são responsáveis por implementar mudanças nas empresas.

Pré-requisitos:

  • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

Modalidade

Lato sensu

Titulação

Especialista

Objetivos

Objetivos

Gerenciar projetos com competência e qualidade é essencial em qualquer empreendimento. O MBA em Gerenciamento de Projetos apresenta as melhores formas de planejar, controlar e executar os projetos e programas da sua empresa. 

Você irá adquirir:

  • Visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa, especialmente na área de Gerenciamento de Portfólio, Programas e Projetos
  • Conhecimentos técnicos, gerenciais e metodológicos para tornar-se gestor líder em sua empresa ou no próprio negócio
  • Autoconhecimento de competências comportamentais, gerenciais e estratégicas, tornando-o apto a atuar de forma mais efetiva ao longo do seu projeto de carreira
  • Capacidade de relacionar o ferramental teórico à prática de gestão por meio de processos e outros recursos
  • Competência para iniciar, planejar, controlar, executar e finalizar projeto ou programa com base nas áreas de conhecimento habilitadas pelo Project Management Institute (PMI): escopo, tempo, custos, qualidade, comunicação, riscos, stakeholders, pessoas, aquisições e integração.

Certificado

Certificado

Curso de pós-graduação emitido pela FGV/EBAPE e reconhecido pelo MEC.

Modalidade

Modalidade

On-line (seminários e provas, ambos presenciais)

Carga Horária

Carga horária

432 horas/aula
Duração

Duração

14
meses
  • 2 encontros presenciais
Número de disciplinas

Número de disciplinas

16
disciplinas
Cidades de prova
58 cidades de prova

Americana (SP), Aracaju (SE), Araxá (MG), Barueri (SP), Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Bom Despacho (MG), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Campos Dos Goytacazes (RJ), Caxias Do Sul (RS), Chapecó (SC), Contagem (MG), Curitiba (PR), Divinópolis (MG), Dourados (MS), Duque De Caxias (RJ), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Guarapuava (PR), João Pessoa (PB), Juiz De Fora (MG), Jundiai (SP), Lages (SC), Londrina (PR), Macaé (RJ), Manaus (AM), Maringá (PR), Montes Claros (MG), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Passo Fundo (RS), Patos De Minas (MG), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS), Presidente Prudente (SP), Rio De Janeiro (RJ), Rio Verde (GO), Salvador (BA), Santo Andre (SP), Santos (SP), São José Dos Campos (SP), Sao Paulo (SP), Sorocaba (SP), Taubaté (SP), Três Lagoas (MS), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES), Vitória Da Conquista (BA), Votuporanga (SP)

Polos de encontros
25 polos de encontros

Barueri, Brasília, Campos Dos Goytacazes, Niterói, Goiânia, Campinas, Belo Horizonte, Curitiba, Londrina, Chapecó, Passo Fundo, Rio De Janeiro, São Paulo, Votuporanga, Campo Grande, Caxias Do Sul, Manaus, Aracaju, Fortaleza, São José Dos Campos, Vitória, Presidente Prudente, Porto Alegre, Natal, Salvador

Cidades de prova
Processo Seletivo

Carta de apresentação.

Análise curricular.

Caso necessário, será realizada entrevista


André Baptista Barcaui

André B. Barcaui é Pós-doutor em Administração pela FEA/USP, doutor em Administração pela UNR, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF-RJ, com graduação em Tecnologia da Informação e Psicologia, com formação em terapia cognitivo-comportamental. Foi project office manager da Hewlett-Packard Consulting, responsável pela região Latino-Americana, e gerente de programa e serviços na IBM. É membro-fundador do PMI Chapter Rio, onde concluiu sua certificação PMP em 1999 e hoje faz parte do seu Conselho Consultivo. É conselheiro da International Project Management Association (IPMA) Brasil, membro do Conselho Editorial da Revista de Gestão dos Países de Língua Portuguesa e revisor técnico da revista MundoPM. É também certificado Master Coach pelo Behavioral Coaching Institute (BCI). Palestrante e autor de diversos artigos e livros na área gerencial, dos quais se destacam ?Gerente também é Gente? e ?PMO ? Projetos, Programas e Portfólio na Prática? pela Ed. Brasport e Fundamentos Técnicos da Administração pela Ed. Senac.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA
HORAS/AULA
Escopo. Tempo. Recursos Humanos. Qualidade. Comunicação. Riscos. Custos. Aquisições. Stakeholders.
Conceitos e características dos projetos. Alinhamento de projetos à estratégia da organização. Processos de gerenciamento e ciclo de vida de projetos. Áreas de conhecimento de gerenciamento de projetos.
Processo de gerenciamento de aquisições em projetos. Planejamento das aquisições no projeto. Instrumento contratual. Condução das aquisições. Administração (controle) das aquisições. Encerramento das aquisições.
Histórico, conceitos e tipos de custos. Estimativas de custos. Determinação do orçamento. Controle de custos.
Definição das atividades. Sequenciamento de atividades. Estimativa de recursos. Estimando a duração das atividades. O cronograma do projeto. Plano de gerência do cronograma. Controle do cronograma. Corrente crítica.
Gerenciamento de stakeholders em projetos. Aspectos comportamentais e o processo de mudança. Visão geral da comunicação. Processos de gerenciamento dos stakeholders em projetos. Planejar a comunicação. Planejar a comunicação. Gerenciar as comunicações. Controlar a comunicação.
Evolução do pensamento estratégico. Evolução da Gestão Estratégica. Administração estratégica. Referenciais estratégicos. Objetivos estratégicos. Análise do ambiente externo. Análise do ambiente interno. Formulação da estratégia competitiva. Balanced Scorecard.
Fundamentos e processos do gerenciamento do escopo. Planejar o gerenciamento do escopo. Coletar requisitos. Definir o escopo. Criar a estrutura analítica do projeto (EAP). Validar o escopo. Controlar o escopo.
Desafios atuais no gerenciamento de pessoas nas organizações. Gerente de projetos. Plano de gestão de pessoas. Formação de equipes. Desenvolvimento das pessoas. Gerenciamento de pessoas. .Gerenciamento de conflitos. Motivação das pessoas.
Fundamentos do Gerenciamento de Portfólio e do Project Management Office. Metodologia de Gerenciamento de Portfolio. Maturidade em Gerenciamento Projetos e do PMO. Implementação dos Projects Management Offices (PMO).
Qualidade em projetos. Qualidade contemporânea. Planejar o gerenciamento da qualidade. Realizar a garantia da qualidade. Controlar a qualidade.
História e contextualização em gerenciamento de riscos em projetos. Planejamento do gerenciamento e identificação de riscos em projetos. Análise dos riscos em projetos. Planejamento de respostas e controle dos riscos em projetos.
Conceito de liderança. Liderança em processo. Inteligência emocional. Transformação de grupos em equipe. Liderança e comunicação. Liderança e neurociência.
Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Aspectos relacionais. Aspectos substantivos. Aspectos processuais de execução.
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.
Produção do conhecimento. Métodos e tipos de pesquisa. Planejamento da pesquisa.
Matemática Financeira. Fundamentos para elaboração do fluxo de caixa de projetos. Técnicas de análise de projetos: modelos determinísticos. Custo do capital próprio e custo médio ponderado de capital. Análise do risco econômico-financeiro em projetos.

Os MBAs online da FGV possuem duração de 13 a 14 meses e se destinam a profissionais que desejam se especializar em suas áreas de atuação para acompanhar as frequentes mudanças do mercado de trabalho.

Para ver os valores do curso, selecione a localidade mais próxima a você.

 

 

 

Antes de prosseguir, selecione a localidade mais próxima a você.

 

 

 
  • Curso:

    MBA Executivo: Gerenciamento de Projetos
  • Área:

    Gestão de Projetos
  • Inscrições até:

    25/02/2018
  • Pré-requisito:

    Graduação
  • Início Previsto:

    17/03/2018
  • Duração:

    432 horas/aula

Escolha outro MBA