MBA Executivo: Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria

Público-alvo

Recomendado para profissionais de nível sênior que busquem desenvolver habilidades nas seguintes áreas:

  • Financeira/Contábil, ampliando sua visão sistêmica 
  • Tecnologia da Informação, que trabalham com módulos financeiros/contábeis.

Pré-requisitos:

  • Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos*
    *Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.

  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
    **O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.

Modalidade

Lato sensu

Titulação

Especialista

Objetivos

Objetivos

O planejamento financeiro de uma empresa é uma tarefa que exige competências e habilidades muito específicas. Com o MBA em Gestão Financeira: Controladoria e Auditoria, você irá atualizar e aprofundar conceitos da área de Finanças aprendendo a utilizar ferramentas de análise contábil e financeira que aumentam o índice de sucesso nas tomadas de decisão e sempre levando em conta o aspecto de sustentabilidade do negócio.  

Você irá adquirir:

  • Domínio de ferramentas que possibilitam desenvolver um plano estratégico que gere valor para a empresa
  • Capacidade de planejamento, execução e controle das finanças de uma organização
  • Conhecimento sobre as mais novas técnicas de Auditoria.

Certificado

Certificado

Curso de pós-graduação emitido pela FGV/EBAPE e reconhecido pelo MEC.

Modalidade

Modalidade

On-line (seminários e provas, ambos presenciais)

Carga Horária

Carga horária

432 horas/aula
Duração

Duração

14
meses
  • 2 encontros presenciais
Número de disciplinas

Número de disciplinas

16
disciplinas
Cidades de prova
58 cidades de prova

Americana (SP), Aracaju (SE), Araxá (MG), Barueri (SP), Bauru (SP), Belo Horizonte (MG), Betim (MG), Bom Despacho (MG), Brasília (DF), Cabo Frio (RJ), Campinas (SP), Campo Grande (MS), Campos Dos Goytacazes (RJ), Caxias Do Sul (RS), Chapecó (SC), Contagem (MG), Curitiba (PR), Divinópolis (MG), Dourados (MS), Duque De Caxias (RJ), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Governador Valadares (MG), Guarapuava (PR), João Pessoa (PB), Juiz De Fora (MG), Jundiai (SP), Lages (SC), Londrina (PR), Macaé (RJ), Manaus (AM), Maringá (PR), Montes Claros (MG), Natal (RN), Niterói (RJ), Nova Friburgo (RJ), Passo Fundo (RS), Patos De Minas (MG), Petrópolis (RJ), Piracicaba (SP), Ponta Grossa (PR), Porto Alegre (RS), Presidente Prudente (SP), Rio De Janeiro (RJ), Rio Verde (GO), Salvador (BA), Santo Andre (SP), Santos (SP), São José Dos Campos (SP), Sao Paulo (SP), Sorocaba (SP), Taubaté (SP), Três Lagoas (MS), Uberaba (MG), Uberlândia (MG), Vitória (ES), Vitória Da Conquista (BA), Votuporanga (SP)

Polos de encontros
25 polos de encontros

Presidente Prudente, Barueri, Brasília, Campos Dos Goytacazes, Niterói, Campo Grande, Caxias Do Sul, Manaus, São José Dos Campos, Porto Alegre, Goiânia, Campinas, Belo Horizonte, Salvador, Curitiba, Londrina, Aracaju, Rio De Janeiro, Chapecó, Passo Fundo, Vitória, Fortaleza, Natal, São Paulo, Votuporanga

Cidades de prova
Processo Seletivo

Carta de apresentação.

Análise curricular.

Caso necessário, será realizada entrevista


Betovem Antonio Lopes Rodrigues Coura

Betovem Coura é PhD em Administração com pesquisa na área de Finanças e Contabilidade Gerencial pela Universidade da Florida, mestre em Administração de Empresas com concentração em Finanças pelo Ibmec, e graduado em Engenharia de Produção e Administração de Empresas, com MBA em Engenharia Econômica e Financeira pela UFF. Diretor da MVCon, presta consultoria em Gestão Estratégica de Custos, Valuation, Posição Relativa de Custos (PRC), Benchmarking, Cadeia de Valores, Balanced Scorecard (BSC) e Alianças Estratégicas. Possui mais de 15 anos de experiência executiva em multinacional farmacêutica e banco de investimentos. É professor da Universidade de Lisboa e dos MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV), tendo lecionado também na UFF e no Ibmec. Coordenador acadêmico do MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria da FGV e do MBA em Gestão Empresarial, é, ainda, coordenador acadêmico da FGV na parceria com a universidade corporativa do Sebrae e do PÓS-MBA da FGV em Convergência para as Normas Contábeis Internacionais. Foi coordenador acadêmico da FGV em programas corporativos com grandes empresas, como Vale, Eletrobrás, Allianz, Cadbury-Adams, Queiroz Galvão, HP, GE, BNB, BRF e Banco do Brasil.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA
HORAS/AULA
Conceitos gerais de auditoria. Normas de auditoria independente. Responsabilidades do auditor. Desenvolvimento do trabalho de auditoria. Evidenciação dos trabalhos de auditoria. Parecer dos auditores independentes.
Principais conceitos relativos às demonstrações contábeis. Contabilização de: Instrumentos financeiros básicos, estoques, imobilizado, propriedade para investimentos, ativos Biológicos e intangíveis (exceto goodwill).
Trata da contabilidade como instrumento de gestão e controle, que tem por fim mensurar os resultados da organização. Importância da contabilidade: estudo da contabilidade; conceituação e objetivos; contabilidade societária e gerencial; estrutura conceitual básica da contabilidade. Demonstrações contábeis: mecânica contábil; balanço patrimonial; demonstração de resultado de exercício; demonstração das mutações do patrimônio líquido; demonstrações relativas ao fluxo de recursos; demonstração do valor adicionado; estoque e baixa da mercadoria vendida; ativo imobilizado e depreciação. Análise das demonstrações contábeis: resultados contábil, econômico e financeiro; análise vertical e horizontal; análise por indicadores.
Introdução aos sistemas de controle gerencial. Impacto da estrutura organizacional no controle. Preços de transferência: aplicações gerenciais. Análise de relatórios de desempenho financeiro: variação da receita.
Investimento em coligada e controlada. Demonstrações consolidadas. Provisões, ativo e passivo contingente. Receita de vendas e de serviços.
Teoria da demanda e da oferta. Mercados competitivos e não competitivos. Mensuração da atividade econômica: produção e preços. Políticas monetárias e fiscal e a estabilização da economia. Balanço de pagamentos.
Visão geral de Finanças. Relação Risco versus Retorno. Indicadores básicos para a análise de viabilidade de investimentos. Determinação dos fluxos de caixa. Fundamentos de avaliação de empresas.
Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável e atividades. Formação de preços baseada em custos.
Gestão de capital de giro. Análise e dimensionamento do capital de giro. Orçamento de caixa e gestão de tesouraria. Políticas e ferramentas utilizadas no controle do montante de investimentos em necessidade de capital de giro (NCG).
Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica. Contribuição Social sobre o lucro Líquido, PIS e Confins.
Evolução do pensamento estratégico. Evolução da Gestão Estratégica. Administração estratégica. Referenciais estratégicos. Objetivos estratégicos. Análise do ambiente externo. Análise do ambiente interno. Formulação da estratégia competitiva. Balanced Scorecard.
Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação, real, presumido e simples nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica. Contribuição Social sobre o lucro Líquido, PIS e Confins.
Simulações da tomada de decisões gerenciais e estratégicas em um ambiente empresarial.
Visão geral de Finanças. Relação Risco versus Retorno. Indicadores básicos para a análise de viabilidade de investimentos. Determinação dos fluxos de caixa. Fundamentos de avaliação de empresas.
Orçamento Empresarial. Planejamento Orçamentário. Orçamento da Receita. Orçamento dos Gastos. Orçamento de Investimentos e Orçamento de Caixa. Controle Orçamentário.
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.
Assunto a ser desenvolvido pelo coordenador do curso.
Produção do conhecimento. Métodos e tipos de pesquisa. Planejamento da pesquisa.

Os MBAs online da FGV possuem duração de 13 a 14 meses e se destinam a profissionais que desejam se especializar em suas áreas de atuação para acompanhar as frequentes mudanças do mercado de trabalho.

Para ver os valores do curso, selecione a localidade mais próxima a você.

 

 

 

Antes de prosseguir, selecione a localidade mais próxima a você.

 

 

 
  • Curso:

    MBA Executivo: Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
  • Área:

    Economia
  • Inscrições até:

    25/02/2018
  • Pré-requisito:

    Graduação
  • Início Previsto:

    17/03/2018
  • Duração:

    432 horas/aula

Escolha outro MBA