Você está em: Página inicial » Notícias » Pátria Educadora

Pátria Educadora
25/03/2015 10:00:00

Falando em Pátria Educadora, Hoje pela manhã me deparei no feed do FB com um artigo do RESCOLA.COM.BR cujo título diz “Finlândia será o primeiro país do mundo a abolir a divisão de conteúdo escolar em matérias”, compartilhei o post escrevendo: Finalmente, a visão integrada por processo chegou à Educação. Notável! Interessante, o sistema fala de valorizar mais ainda o professor e bonificações para aderirem. Leiam é muito interessante.

Minutos depois vejo a seguinte indagação no perfil do reconhecido Prof. Stephen Kannitz,

“Mentira. Harvard Foi O Primeiro, Com O Método de Ensino do Caso.

No ensino por estudos de caso, desenvolvido em 1910 nas faculdades de direito e administração, nunca se sabe qual a matéria ou conjunto de matérias que serão chamadas para resolver o caso.

O ensino é centrado em problemas, problemas concretos, e não teorias por matérias”.

Creio que o professor reagiu rápido demais ao defender suas cores nos EUA, porque uma coisa é adotar estudo de casos na Universidade, porque não se ensinou a pensar de forma sistêmica desde cedo, tal como não se ensina qualidade, sustentabilidade, cidadania digital, por exemplo, e outra coisa é estruturar a Pedagogia do Ensino Fundamental e Médio, de forma transversal. Assim, os alunos já terão uma atitude de resolução de problemas, visão ampla, não só no campo do direito e da administração, e a vida será melhor!

Continuando, Harvard adotou o método dos casos como solução de ação corretiva, fazendo um paralelo, igual na era do Controle de Qualidade, tratava-se o efeito e não a causa, ao sistema de formação mecanicista que vivemos até hoje, na formação básica e na graduação, porém permeia-lo aos níveis básicos, não era possível, pois nem as lideranças tinham cultura para isso, ou conhecimento, ou não queriam. No Brasil, nossos congressistas, tirando meia dúzia, até hoje não sabem de que estamos falando aqui. Ou seja, adotar esse método de aprendizagem por meio de estudo de fenômenos que enxergo muito além de Estudo de Casos e PBL (Aprendizagem baseada em problemas), constrói de forma preditiva o futuro cidadão de como o mundo funciona e não como Taylor e Ford estabeleceram nos processos produtivos, alias modelos que até hoje imperam como base na produção, adaptados, com muita propriedade e efetividade pelo avanço da tecnologia.

Hoje, a tecnologia de integração e sociabilidade disponível torna viável este processo com escalabilidade e efetividade. Assim, muito mais gente poderá desenvolver competências e habilidades essenciais para a formação de uma sociedade melhor. Competências e habilidades como trabalhar em equipe, disciplina, tolerância e flexibilidade, respeito á posição do outro, consenso e conflito positivo, uso efetivo das TIC´s, melhor formação em leitura e escrita, além de criar uma consciência global mais apurada, pensamento crítico, habilidade de pesquisa, entre outras, destacando que a própria definição do que fazer na vida surgirá mais rapidamente. Hoje só adquirimos essas habilidades tardiamente na vida, nos MBA´s de Harvard, da FGV, por exemplo, ou quando temos sorte, em casa ou na vida, encontrando alguém que nos adota e desperta.

Instrumentos que com essa abençoada ação do Governo Finlandês teremos um ponto de inflexão no ensino, muito animador, na minha visão. Assim, a Finlândia vai aplicar pedagogia do Século XXI, não do Século 19, com professores preparados para o Século XXI, não para o século 20, para alunos do século XXI.

Viva a Finlândia, aparentemente o frio faz pensar! Lembrando que conheço e já lecionei com casos de Harvard, em Programa de Harvard, e muitas vezes o aluno sai com o seguinte resultado, se isso, então faça, assim, tão mecanicista quanto a sua formação!

E Pátria Educadora, essa Finlândia! Ah, quanto ainda temos a caminhar... já temos Ministro?

Stavros P Xanthopoylos
Vice-Diretor FGV/IDE

Clique aqui para verificar seus pagamentos

Se você nunca se cadastrou neste site, efetue seu cadastro abaixo:

Resgate sua senha

Altere seus dados

Para alterar seus dados, por favor, informe seu CPF ou passaporte, e sua senha do site: