FGV/FIFA/CIES Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes

Público-alvo

Modalidade

Lato sensu

Objetivos

Objetivos

Certificado

Certificado

Curso de aperfeiçoamento emitido pelo FGV/IDE.

Modalidade

Modalidade

On-line com provas presenciais

Carga Horária

Carga horária

188 horas/aula
Duração

Duração

12
meses
Número de disciplinas

Número de disciplinas

6
disciplinas
Cidades de prova

João Frigerio é Mestre em Gestão, Direito e Ciências Humanas do Esporte pelo Centro Internacional de Estudos do Esporte (CIES), na Suíça, em parceria com a Universidade de De Monfort, na Inglaterra, SDA Bocconi, na Itália e Universidade de Neuchâtel, na Suíça. É jornalista formado pela Pontifícia Universidade Católica PUC-SP, e tem um MBA em Finanças, Comunicação e Relações com Investidores pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (Fipecafi) e o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI). Foi editor de portais como Época Online, iG e do site oficial da FIFA em português. Foi diretor do site de inteligência sobre negócios do esporte, Sportcal.com, e hoje atua como consultor estratégico para empresas estrangeiras que buscam aproveitar as oportunidades no Brasil geradas pela Copa do Mundo da FIFA 2014 e Jogos Olímpicos Rio 2016.



Mary Kimiko Guimarães Murashima é doutora em letras e mestre em literatura comparada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Atualmente, é diretora adjunta do FGV Online - Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas -, onde também é responsável pela área de modelagem e gestão de universidades corporativas. É professora adjunta do Instituto de Letras da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi diretora acadêmica de educação a distância da Whitney International University System. Atuou como gerente de produção acadêmica, coordenadora de pós-graduação e produção, e como instructional designer do FGV Online. Fez parte da banca de elaboração e correção de provas do exame vestibular da UERJ nas áreas de linguagem, códigos e suas tecnologias, bem como de língua portuguesa instrumental e redação por vários anos. Atua, principalmente, nas seguintes áreas, em que possui artigos e livros publicados: EAD, educação corporativa, produção textual, língua e literatura clássicas e filosofia.

Istvan Karoly Kasznar

Economista; Técnico em Administração Pública e de Empresas; PhD pela CCU - California; Mestre em Economia pela EPGE; Prêmio Ertnesto Aracama Zorraquin de Propriedade Intelectual na Argentina e para a América Latina - 2008; Prêmio ABAC - em Consórcios com a Monografia de Modelçação de Consórcios a favor da Poupança programada no brasil - 2009; Prêmio ABECIP - em Moradia Popular e Construção da casa Própria de baixa renda - 2009. Professor Emérito da ECEME; Prêmio ToastMaster de Melhor Orador no Texas - USA; Professor Conferencista Nacional e Internacional. Autor ou co-autor de 26 livros, nas áreas de Economia; Finanças; Economia e Administração do Esporte; Políticas Públicas da Saude, da Previdência e da Assistência Social; entre outras áreas.

João Henrique Vieira Areias

João Henrique Areias é formado em Ciências Contábeis, consultor e professor de gestão e marketing esportivo, com especialização na Universidade de Nova Iorque e Fundação Real Madrid. Trabalhou durante 12 anos na IBM - 1975-1987 -, nas áreas de vendas, marketing e comunicação. Em 1987, iniciou sua carreira na indústria do esporte, como Diretor de Marketing do Clube dos 13 e Vice Presidente de Marketing do Flamengo, onde exerceu cargos de diretoria no Departamento de Futebol - 2004 - e no Departamento de Esportes Olímpicos - 2009.

João Henrique Vieira Areias

João Henrique Areias é formado em Ciências Contábeis, consultor e professor de gestão e marketing esportivo, com especialização na Universidade de Nova Iorque e Fundação Real Madrid. Trabalhou durante 12 anos na IBM - 1975-1987 -, nas áreas de vendas, marketing e comunicação. Em 1987, iniciou sua carreira na indústria do esporte, como Diretor de Marketing do Clube dos 13 e Vice Presidente de Marketing do Flamengo, onde exerceu cargos de diretoria no Departamento de Futebol - 2004 - e no Departamento de Esportes Olímpicos - 2009.

WLADIMYR VINYCIUS DE MORAES CAMARGOS

Wladimyr Vinycius de Moraes Camargos é Professor Assistente - Efetivo - da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Goiás - UFG e Consultor Jurídico do Ministério do Esporte. Mestre em Direito - Concentração Em Ciências Penais - pela UFG. Preside a Comissão de Estudos Jurídicos Desportivos do Conselho Nacional do Esporte. Coordenou os trabalhos de reforma do Código Brasileiro de Justiça Desportiva no ano de 2009. Atua na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público, Teoria Geral do Estado e Direito Constitucional Comparado.

ESTRUTURA CURRICULAR

DISCIPLINA
HORAS/AULA
Comunicação de Eventos Esportivos propõe mostrar porque a comunicação deve ser integrada na gestão de uma organização, como esta deve ser entendida, organizada e planejada, sendo capaz de fornecer suporte essencial para a realização dos objetivos da organização dos esportes e consolidação de sua imagem e reputação.
Direito Desportivo é um dos pilares do Programa em Gestão, Marketing e Direito no Esporte, fazendo uma introdução geral sobre o assunto e abrangendo as questões mais importantes dentro do direito voltado para o esporte, como a organização do desporto, o estado do atleta, a resolução de disputas relacionadas com o desporto, o financiamento, leis econômicas, até mesmo doping.
Estratégias de patrocínio mostra a importância dos patrocínios e parcerias no mundo empresarial esportivo - mercado onde são extremamente utilizados -, a associação de marketing e gestão orientada para a promoção de uma marca associada a atividades esportivas e atletas, assim como ao entretenimento e à cultura e outras atividades de interesse público.

Gestão Estratégica de Esportes é um módulo restrito a aspectos básicos que os gestores de entidades esportivas - federações, clubes, associações regionais, departamentos ministeriais - devem dominar, concentrados na estrutura organizacional, motivação, liderança, recursos humanos, negociação, etc.


Gestão Financeira é um módulo que estuda a mecânica de como a contabilidade funciona, sua importância para planejar e compreender como e porque uma organização está praticando esta gestão, assim como mostra novas formas de interpretar as informações financeiras apresentadas por outras empresas.


Marketing Esportivo é um módulo que analisa as atividades projetadas para atender às necessidades e desejos dos consumidores de desporto, como a comercialização de produtos e serviços, sob as perspectivas da comercialização direta aos consumidores ou do uso de promoções do esporte.

Os seminários apresentam temas e propostas de relevância e interesse comuns a área do esporte que articulam temáticas da atualidade, ministradas por especialistas de expressão no mercado. O seminário de encerramento é dedicado, também, à apresentação presencial do Projeto Final.

As Séries Executivas da FGV possuem duração de 7 meses e se destinam à recém-formados, profissionais que possuem pouca experiência na área ou àqueles que desejam se aperfeiçoar em uma nova área de conhecimento.

Para ver os valores do curso, selecione a localidade mais próxima a você.

 

 

Antes de prosseguir, selecione a localidade mais próxima a você.

 

 
  • Curso:

    FGV/FIFA/CIES Aperfeiçoamento em Gestão de Esportes
  • Área:

    Gestão de Setores Específicos
  • Inscrições até:

    22/03/2019
  • Pré-requisito:

    Graduação
  • Início Previsto:

    30/03/2019
  • Duração:

    188 horas/aula

Saiba mais da metodologia do seu curso

Escolha seu curso

ÁREA DE CONHECIMENTO: DURAÇÃO: